Dando continuidade à nossa série de vídeos sobre Custo, hoje vamos falar sobre um conceito muito importante para quem pensa em produzir ração que é o valor x produtividade.
Como já mencionei em outros vídeos não são todas as pessoas que conseguem começar uma fábrica de ração com uma linha de grande capacidade, mas mesmo tendo uma produção baixa e tendo algumas desvantagens no custo produtivo é possível Sim produzir ração e obter uma boa rentabilidade.
Para quem está chegando agora ao site estou deixando aqui o link para o primeiro vídeo de custos: Como Calcular os Custos de uma Fábrica de Ração – I.
Nessa parte do vídeo vou destacar três pontos fundamentais:
O primeiro ponto que iremos falar é sobre o armazenamento de matéria prima, nesse ponto fizemos alguns cálculos sobre a oportunidade de transformar a recepção de matéria em sacos e big bag para armazenamento em silos.
Em quanto tempo se paga o investimento de um ou dois silos de armazenamento para milho e farelo soja, os dois principais ingredientes de uma fábrica de ração.
Dentro desse tópico ainda falamos sobre as oportunidades de se fazer uma compra programada e as vantagens de se receber matéria prima com programação e com um preço justo, se precavendo das variações dos preços ao longo do ano.
A respeito do tamanho da embalagem, é importante ressaltar que quanto menor a linha de produção, menor tem que ser a embalagem, para que se tenha mais produtos para ser entregue. Conforme a tabela abaixo e demonstração dos cálculos no vídeo.
E por último seria a formulação, linhas pequenas devem evitar formulações de combate (de baixo custo) e investir formulações que agreguem melhor o custo benefício. E deve focar em linhas de ração premium e super premium, assim como rações especiais como raças pequenas, filhotes e com ingredientes especiais como grãos ancestrais, grãos não transgênicos ou até mesmo rações sem a presença de grãos, que podem gerar uma lucratividade maior.
Na continuação desse vídeo vou demonstrar os cálculos de custo com diferentes tamanhos de embalagem, e traçando uma perspectiva de compra para os silos de armazenamento e o seu relativo tempo de pagamento.
Nos vemos no próximo vídeo!
Um Abraço,
Eng. Rafael RS